Tecnologia da Informação

Apresentação

Existe um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas no conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas participando de decisões.
Nesse contexto, as tecnologias da informação adquirem uma importância sem precedentes, invadindo todo o processo produtivo, incluindo distribuição, transporte, comunicação, comércio e finanças.
Embora seja relativamente fácil (ainda que caro) adquirir a tecnologia da informação, quase nunca é simples incorporá-la com sucesso, pois é extremamente complicado mudar a estrutura, a cultura, os processos e os hábitos de uma empresa, e muito difícil encontrar líderes capazes de levar esse processo adiante.
Entender os usos e impactos que a tecnologia da informação pode ter para o negócio passou a ser uma competência essencial para o sucesso profissional em qualquer área de atuação, e esta publicação tem como objetivo oferecer uma introdução à gestão da tecnologia da informação, evidenciando o seu potencial para aumentar a produtividade e lucratividade das organizações.

O que é tecnologia da informação?

  • O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes:
  • Hardware e seus dispositivos e periféricos;
  • Software e seus recursos;
  • Sistemas de telecomunicações;
  • Gestão de dados e informações.

Por que usar tecnologia da informação?

  • Algumas das razões que levaram à disseminação do uso da TI:
  • Única maneira de fazer determinado trabalho;
  • processos internos;
  • Aplicar controles melhores;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização;
  • Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.
Na era em que vivemos, o sucesso das empresas passou a depender de sua capacidade de inovar das áreas de produtos, serviços, canais e processos. Nesse contexto, a tecnologia da informação assume um papel crítico, permitindo às organizações modificar-se rapidamente e levar essas inovações até o mercado. A necessidade de operar num ambiente dinâmico faz com que as empresas precisem concentrar-se em adquirir excelência operacional, o que exige, entre outros requisitos, a disponibilidade de sistemas de informação integrados, confiáveis e de alta velocidade, além de outras tecnologias, a fim de obter maior eficiência e controle operacional.


Desafio

Portanto, nosso desafio é fazer com que a área de TI da empresa migre de uma posição meramente de suporte para uma posição pensante e criadora de soluções para todos os setores, de forma a oferecer como produto de suas ações e atribuições, ferramentas de espécies várias, úteis para a toda a organização. Nesse contexto, o papel da área de TI passa a ser estratégico para o Grupo.

Produto

Atendimento Empresarial em Tecnologia da Informação (TI)

  • Atribuições
  • Definir a política institucional de utilização, aquisição e padronização de equipamentos e de programas de informática;
  • Manter a rede e sub-redes, bem como realizar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e componentes de hardware da empresa;
  • Elaborar pareceres técnicos a respeito de sistemas de uso administrativo;
  • Administrar e gerenciar toda a rede da empresa. Por toda a rede subentende-se a rede de dados interna e externa que interliga todo o grupo;
  • Administrar e gerenciar os meios de comunicação (Telefonia fixa, Telefonia Celular, Link Digital, Link Internet e PABX), objetivando o uso racional dos recursos e a diminuição dos custos;
  • Planejar e executar a implementação de novas tecnologias relacionadas a área da tecnologia da informação, tais como – Virtualização de Servidores, Virtualização de Desktops, Firewalls, Controles de Usuários, Controles de Acessos, Sistemas de Telefonia Digital, etc.;
  • Assessorar a elaboração dos projetos relacionados com equipamentos de informática, programas, comunicação e telecomunicação;
  • Assessorar no suporte computacional os departamentos internos de cada unidade;
  • Promover meios para a obtenção de recursos humanos e materiais para a consecução de seus objetivos;
  • Assessorar a Direção do Grupo em assuntos do âmbito de sua competência de decisões relacionadas à área de TI;
  • Estabelecer políticas de uso da rede física e submetê-las ao crivo da Direção da empresa;
  • Estabelecer políticas de segurança de acesso e proteção às informações dos sistemas e servidores corporativos da empresa;
  • Zelar de modo sistemático pela integridade das informações contidas em seus sistemas e bancos de dados, sempre observando preceitos éticos.

Diferenciais

  • As principais vantagens:
  • Execução de projetos (Servidores, Comunicação, Telefonia, Consultoria, CFTV, Segurança, etc.) dentro do contrato;
  • Alinhar as soluções de TI ao planejamento estratégico, entendendo isto como fator crítico de sucesso para uma boa gestão da informação;
  • Garantir Sistemas Otimizados e Recursos Adequados ao Desenvolvimento e Crescimento da empresa;
  • Conduzir projetos relacionados a TI, com o uso de metodologias e processos avançados;
  • Tomar decisões estratégicas sobre a adoção de tecnologias da informação, de modo alinhado às necessidades do negócio;
  • Elaboração e execução de planos estratégicos e táticos de aplicação da TI em todas as áreas da empresa;
  • Aplicar as principais tecnologias da informação, os principais processos associados ao seu desenvolvimento e perceber suas tendências de evolução;
  • Disseminar conhecimentos tecnológicos e gerenciais que possibilitem a todos os colaboradores da empresa a utilização de programas e atividades de aplicação da tecnologia da informação com qualidade e segurança, tais como:
    • Estruturação da unidade de TI da organização;
    • Acompanhamento/treinamento de sistemas integrados de gestão;
    • Auditoria de sistemas informatizados;
    • Gestão do conhecimento;
  • Alinhar cada colaborador aos objetivos da organização e no aperfeiçoamento das habilidades técnicas e de comportamento, administrando os conflitos internos;
  • Considerar, simultaneamente, aspectos relacionados à eficiência (uso dos recursos) e à eficácia (obtenção de resultados para a empresa), além de analisar seus riscos.
  • Baixo tempo para reparo da falha;
  • Aumento da disponibilidade da máquina para a produção;
  • Padronização de serviços;
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